POLITEC

Primeiro “Dia D” em Alta Floresta termina com 186 RG´s solicitados

12/06/2017 - 15:59
Tita Mara Teixeira/ Assessoria Politec-MT

O primeiro “Dia D”, voltado ao atendimento de serviços de cidadania terminou com 186 RG´s emitidos pela Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec).

Ainda no local, mais de 800 carteiras de identidade no novo modelo estão sendo entregues aos requerentes. Os documentos prontos foram solicitados no Posto de Identificação de Alta Floresta entre os meses de janeiro a março de 2017.

Dentre os perfis de atendimentos realizados pela Politec durante a 7ª edição da Caravana da Transformação, estão a emissão da primeira via para crianças em idade escolar, alteração do sobrenome por decorrência de casamento ou divórcio, emissão da 2ª via por motivo de perda e extravio de documento.

A jovem indígena Elineide Kaiabi viajou cerca de 200 quilômetros de barco e automóvel entre a comunidade rural onde mora ao município de Alta Floresta para emitir a segunda via do RG. Ela perdeu o documento após o barco em que estava virar enquanto fazia a travessia.  “Viajei seis horas de barco e carro até Alta Floresta para solicitar um documento novo, e estou feliz porque agora vou conseguir’’, disse.

A distância também não foi impedimento para regularizar a documentação da dona de casa Claudete Ferreira Barbosa, que viajou 60 quilômetros do sítio onde mora, e ficou hospedada na casa da irmã, em Alta Floresta, somente para garantir o documento. “Fiquei sabendo na Rádio que teria a Caravana e, como precisava tirar a 2ª via do meu RG, aproveitei essa chance e vim até a cidade’’, comentou.

Com a facilidade no acesso aos serviços de documentação viabilizados pelo evento, a moradora de Alta Floresta Luzinete de Amorim Araújo trouxe as duas filhas adolescentes de 15 e 12 anos para fazerem o documento. “No posto de identificação a procura é muito grande e tem que ir de madrugada para conseguir atendimento. Aproveitamos a vinda da Caravana para solicitar primeira via do documento delas’’, revelou.

O atendimento da Politec durante a Caravana será realizado até este sábado, no horário das 8h às 12h e das 13h30 às 16h no Complexo Esportivo Geraldo Gomes "Pezão".  Não será cobrada a taxa de segurança para a 2ª via durante a Caravana.

Para os atendimentos de cidadania é montada uma estrutura divida em estandes.

A solicitação da 1ª e 2ª via do documento é realizada pela Perícia Oficial e Identificação Técnica de Mato Grosso (Politec). Para a emissão da primeira e segunda vias do RG é necessária a apresentação da certidão de nascimento ou casamento originais e uma foto 3x4. É opcional o fornecimento do número do CPF, PIS, e do Fator RH e do Tipo Sanguíneo. Para mais informações sobre documentos necessários e valor da taxa referente a emissão da 2ª via do documento clique aqui.

Documentação

A 1ª e 2ª via do CPF pode ser solicitada no espaço destinado ao Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra). A carteira de trabalho será emitida gratuitamente no local por servidores da Superintendência Regional do Trabalho. Já a carteira de pescador amador solicitada no estande da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) é gratuita para maiores de 65 anos e aposentados.

Também sem custo são realizados o cadastramento no CADÚnico e Programa Bolsa Família. O serviço é oferecido pelo Centro de Referência em Assistência Social (Cras) de Alta Floresta que também realiza a solicitação da Carteira de Idoso, que permite o acesso a transportes municipais e intermunicipais de forma gratuita, entre outros benefícios.