Notícias

CIDADANIA

Mais de 2 mil RG’s já foram solicitados em todas as edições da Caravana

13/06/2017 - 14:14
Tita Mara Teixeira/ Assessoria Politec-MT

A participação da Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec) na 7ª Caravana da Transformação, em Alta Floresta, resultou na emissão de 362 documentos de identidade.

De acordo com o gerente de identificação civil, Carlos Eduardo Silva,  este número foi o maior número de processos realizados em dois dias, dentre todas as edições das Caravanas. “Externo meus agradecimentos a todos os 15 servidores que se dedicaram durante esses dias e foram os responsáveis pelo resultado. Em especial, à equipe da Politec de Alta Floresta, que independente da função ou do expediente de trabalho, somou nos trabalhos, sendo eles peritos criminais, papiloscopistas, e técnico administrativo’’, comentou.

Ao longo das sete edições em que a Politec participou o gerente destacou algumas novidades que também contribuíram para a agilidade e eficiência nos serviços. Uma delas foi a isenção na taxa de emissão da segunda via no documento, no valor de R$ 68,15, que começou a ser adotada nesta edição.

A outra, é a entrega dos documentos solicitados no posto de identificação durante a Caravana. “Esta medida também será empregada nas próximas edições. Assim que temos a confirmação da cidade e da data da Caravana, separamos os malotes de processos do município e realizamos um mutirão para se dedicar na confecção dos mesmos, para que estejam prontos e sejam entregues durante o evento’’, explicou.

Em Alta Floresta, foram enviados mais de 800 RG´s, que foram solicitados entre os meses de janeiro a março, e estão prontos para serem retirados pelos requerentes. Nesta edição, apenas 125 foram entregues e o restante pode ser retirado no posto de identificação, localizado na sede da Politec do município.  Em todas as edições, a Politec realizou 2111 processos de identificação civil.

Dentre os perfis de atendimentos realizados pela Politec durante a 7ª edição da Caravana da Transformação, estão a emissão da primeira via para crianças em idade escolar, alteração do sobrenome por decorrência de casamento ou divórcio, emissão da 2ª via por motivo de perda e extravio de documento.

A solicitação da 1ª e 2ª via do documento é realizada pela Perícia Oficial e Identificação Técnica de Mato Grosso (Politec). Para a emissão da primeira e segunda vias do RG é necessária a apresentação da certidão de nascimento ou casamento originais e uma foto 3x4.

É opcional o fornecimento do número do CPF, PIS, e do Fator RH e do Tipo Sanguíneo. Para mais informações sobre documentos necessários e valor da taxa referente a emissão da 2ª via do documento clique aqui.

Os documentos serão confeccionados em Cuiabá, e enviados ao Posto de Identificação de Alta Floresta no prazo de até 90 dias.  Futuramente com a aquisição dos kits biométricos, que incluem a captura das assinaturas, fotografia e impressões digitais, o Gerente estima maior agilidade, na redução significativa dos prazos e emissão e comodidade ao cidadão.