NOTA À IMPRENSA

Diretoria Geral esclarece sobre reivindicações de peritos criminais

28/11/2017 - 14:00

À respeito das reivindicações apresentadas pelos peritos oficiais criminais durante a assembleia realizada nesta segunda-feira (27.11), a Direção Geral da Politec esclarece que:

1)    Em relação à melhoria da infraestrutura dos prédios da Politec, dada a dificuldade em que atravessa o Estado e o momento em que novas soluções são necessárias para resolver as questões estruturais das instituições, a POLITEC vem firmando e promovendo parcerias com o setor privado. Exemplo dessa parceria é a construção de um novo prédio para a Diretoria Metropolitana de Medicina Legal na capital, cujo projeto prevê todas as adaptações necessárias para o pleno funcionamento da unidade. O mesmo modelo foi estendido para algumas unidades do interior, a exemplo da Coordenadoria Regional de Barra do Garça, que está finalizando uma ampla reforma, resultado de parcerias com o Ministério Público e Conseg; Pontes e Lacerda, cujo projeto para início da construção foi finalizado; Rondonópolis, está em processo um modelo de aluguel sob medida.

2)    Sobre o fornecimento de materiais e equipamentos para os trabalhos periciais, a Politec informa que a manutenção dos equipamentos para a realização dos exames de alcoolemia está em trâmite junto a Secretaria de Estado de Segurança Pública para a homologação do contrato de manutenção. Em relação aos exames de toxicologia a partir da urina o contrato para fornecimento de reagentes está em trâmites finais. Quanto a outra parte dos exames de toxicologia, informamos que sucessivos processos de aquisição para manutenção e compra de insumos foram fracassados devido à especificidade das empresas que não atenderam aos requisitos exigidos durante o processo de aquisição. Um novo processo será reaberto no orçamento do Plano de Trabalho Anual de 2018.

Dos 55 processos de aquisições demandados pela Politec este ano, 29 foram concluídos e 15 estão em andamento. Entre os itens empenhados estão materiais químicos, contrato de manutenção de câmaras frias dos IML´s, mesa de necropsia, cadeira odontológicas, consumíveis para a Diretoria Metropolitana de Laboratório Forense, e para o IML, Kit para captura biométrica entre outros itens.

3)   Na área de recursos humanos, está em processo de finalização o concurso público para os cargos de papiloscopista e técnico em necropsia, cuja homologação final está prevista para o dia 22/12. Em fevereiro deste ano, a Politec realizou a contratação de 22 técnicos em necropsia para 10 municípios do Estado. O processo de atualização do Lotacionograma para os cargos de peritos criminais está em andamento na Casa Civil, para ser enviado à votação na Assembleia Legislativa. Também está em andamento o processo de convocação de quatro peritos criminais para a reposição das vagas disponíveis no Lotacionograma atual, por decorrência de aposentadorias.

cleardot.gif