ESTRUTURAÇÃO

Complexo da Politec será construído em Confresa

28/02/2018 - 16:58
Assessoria Politec-MT

A parceria firmada entre a Secretaria de Estado de Segurança Pública, a Prefeitura de Confresa e a Sociedade Civil Organizada garantirá a construção da sede própria da Gerência Regional da Politec de Confresa. Segundo o Gerente Regional da Politec de Confresa, Sandro Lucio Santos, a construção unidade no município representa uma evolução que vem sendo buscada há pelo menos dois anos, quando a Gerência ainda não possuía estrutura física própria.

“Começamos em uma sala anexa à Delegacia do município e passamos por dois prédios locados, o mais recente é locado pelo Estado e atualmente abriga a Gerência de Criminalística e os atendimentos de Medicina Legal em vivos. Conseguimos no ano passado sair de uma sala anexa à funerária para a realização de necropsias para uma outra sala, anexa ao Hospital Regional equipada pelos próprios médicos da unidade de saúde. Agora, vislumbramos a conquista de uma sede própria abrigando todos os serviços finalísticos em um mesmo prédio, sendo as atividades de Criminalística, Medicina Legal e Identificação Técnica’’.

O projeto prevê uma área construída de 688,31m², com os espaços distribuídos estrategicamente de acordo com cada atendimento. O projeto contempla salas de exames, atendimento médico e de identificação, salas de perícias, stand de balística, laboratório, além de uma área destinada ao Serviço de Medicina Legal e alojamentos masculino e feminino, uma Estação de Tratamento de Esgoto, entre outros ambientes.

“Com certeza será um ganho muito grande para a população que terá à disposição todos os principais serviços da Politec em um ambiente adequado. Foi resultado de um trabalho intenso de Gestão envolvendo a nossa Gerência, a Coordenadoria Regional de Barra do Garças, o Conselho Comunitário de Segurança Pública, e a Prefeitura de Confresa”, frisou o Gerente de Criminalística.

“Será muito importante para a qualidade funcional, tanto física quanto motivacional e profissional, e ainda refletirá na melhoria na qualidade de atendimento à população. Gostaria de agradecer a toda equipe da Unidade Confresa, que não medem esforços em busca de melhorias para a região’’, acrescentou o Coordenador Regional de Barra do Garças Marcos Contel Secco.

Nesta segunda-feira (26.02), uma reunião na Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp) definiu as parcerias públicas que viabilizarão a construção da unidade. A Prefeitura será a responsável pela doação do terreno que abrigará o prédio.

O documento deve ser elaborado e assinado no mês de março. Além deste, outro termo será firmado entre a Prefeitura e a Igreja de Deus no Brasil, que será responsável pela construção da sede. Para a aquisição de mobiliário e equipamentos, o prefeito de Confresa, Rônio Condão, conta com a liberação de emendas dos deputados federais Victório Galli e Nilson Leitão.

“Dessa forma, asseguramos mais privacidade à vítima que precisa passar por um exame, por exemplo, na medida em que ela não precisará passar pelos outros setores de atendimento”, explica o diretor da Politec, Reginaldo Rossi do Carmo. Ele também ressaltou que o município de Confresa recebeu mais um perito criminal recentemente, aprovado no cadastro de reserva do último concurso, e que os esforços continuam para reforçar o quadro de pessoal.

Segundo o secretário de Segurança Pública, Gustavo Garcia, a Politec tem um papel importante no fortalecimento do sistema de segurança pública, principalmente no processo de investigação. “Esse trabalho é fundamental para a elucidação de crimes e identificação de autores destes atos, e ainda são feitos os serviços de cidadania, como a emissão de carteiras de identidade, com um viés social louvável”.

A Gerência de Criminalística de Confresa faz parte da Coordenadoria Regional de Barra do Garças, e conta atualmente com cinco peritos oficiais criminais e três peritos oficiais médicos legistas. O efetivo responde pelo atendimento de perícias criminais, medicina legal e Identificação Técnica em Confresa e outros onze municípios da Região.