Notícias

TECNOLOGIA

Politec recebe equipamento moderno para análise de documentos falsos

23/01/2019 - 16:28
O "Comparador Espectral de Vídeo” é proveniente de um Termo de Cooperação entre a Secretaria de Estado de Segurança Pública e o Detran.
Assessoria - Politec/MT

A Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec) recebeu a doação de um equipamento para a verificação de autenticidade de documentos, denominado “Comparador Espectral de Vídeo”, proveniente de um Termo de Cooperação entre a Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp) e o Departamento Estadual de Trânsito (Detran).

O comparador permite a leitura e análise integral dos documentos periciados sem causar danos aos mesmos. A tecnologia utilizada permite que os peritos criminais façam análises que não podem ser feitas a olho nu, contribuindo para a resolução de crimes no Estado de Mato Grosso.

O aparelho é amplamente utilizado na verificação de adulteração em Certificados de Registros e Licenciamento de Veículos (CRLV) e outros documentos, como Carteiras Nacionais de Habilitação, documentos de identidade (RG), moedas e notas falsas. Assim como exames grafotécnicos, para verificação de assinaturas e textos em materiais de interesse pericial. O valor do contrato de aquisição é de R$ 390 mil.

A empresa Regula Forensics Latam é a fornecedora exclusiva do Video Comparador Hiperespectral 4307 que permite capturar, processar e armazenar imagens digitais de objetos examinados, com banco de dados para a referência de informações de passaportes e moedas. A Politec possuía a versão mais antiga do equipamento, que estava fora de operação, e agora passa a contar com uma tecnologia mais avançada e funcional.

Nesta quarta-feira (22), os peritos da Politec participam de um treinamento ministrado pelo perito criminal Cássio Thyone, de Brasília (DF), que é especialista na área e representante da empresa fornecedora.

“Com esse equipamento, poderemos cobrir quase todas as possibilidades de análises de identificação dos elementos de segurança dos documentos. Em relação ao equipamento anterior, representa um avanço em termos de tecnologia, durabilidade e outras funcionalidades que o outro modelo não tinha. No treinamento inicial, mostramos aos peritos que vão fazer uso dele no dia a dia os recursos disponíveis em seu software”, explicou.