Notícias

CIDADANIA

12º Ribeirinho Cidadão contará com a emissão de RGs

04/02/2019 - 13:11
A 1ª via do RG é gratuita e a 2ª via será isenta mediante a apresentação da Declaração de Hipossuficiência, expedida pela Defensoria Pública.
Assessoria - Politec/MT

A Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec) é parceira da 12ª edição do projeto Ribeirinho Cidadão, com a emissão de documentos de identidade (RG). Nesta edição, o serviço será prestado pelos servidores lotados nos postos de identificação localizados nos municípios e comunidades aonde o projeto irá percorrer, nas etapas fluvial e terrestre.

O projeto irá abranger os municípios de Santo Antônio de Leverger, Barão de Melgaço, Poconé e Juscimeira.

Para solicitar o documento, o requerente deverá apresentar a certidão de nascimento ou casamento originais e uma foto 3x4. A emissão da 1ª via do documento é gratuita. Já para a 2ª via, é cobrada uma taxa de R$ 68,15, exceto para os casos de isenção, cujos critérios estão disponíveis no site da Politec.

Também são isentas as pessoas que firmarem declaração de hipossuficiência, expedida, exclusivamente, pela Defensoria Pública, que também estará presente no projeto.

A 12ª Edição do projeto Ribeirinho Cidadão inicia as ações oficialmente na segunda-feira (04 de fevereiro). O Diretor Metropolitano de Identificação Técnica, Ailton Silva Machado e o Coordenador de Identificação Civil, Leonel Teodoro de Melo, estiveram na cerimônia de abertura do projeto, em Santo Antonio de Leverger. 

A iniciativa do Poder Judiciário de Mato Grosso e da Defensoria Pública levará serviços e cidadania a 46 localidades. O cronograma, que inicia na segunda-feira, segue até o dia 14 de fevereiro (etapa fluvial – percorrendo 36 lugares) e de 17 a 25 (fase terrestre – com visitas em 10 comunidades).

As comunidades de Barão de Melgaço, Santo Antônio de Leverger e Poconé terão um Dia D do Projeto Ribeirinho Cidadão. O objetivo é reforçar os atendimentos em terra e agregar valor. Em Santo Antônio de Leverger o Dia D será realizado no dia 4. Em Barão de Melgaço, as ações do Dia D serão realizadas no dia 5 e em Poconé no dia 13 de fevereiro.

Outras ações dos parceiros: fornecimento de colchões e cobertores, água, rádios, geradores, emissão de documentos, corte de cabelo, oficinas pedagógicas, de cinema, biblioteca itinerante, palestras, disponibilização de vacinas, apoio institucional, palestras educacionais, entre outros.