Notícias

05 de Fevereiro

Dia Nacional dos Papiloscopistas

05/02/2019 - 09:33
Assessoria - Politec/MT

A data marca o aniversário de instituição do sistema datiloscópico no Brasil, criado a partir do Decreto 4.765 de 4 de fevereiro de 1903.

O sistema parte da ciência que se propõe a identificar as pessoas por meio das impressões ou reproduções físicas dos desenhos formados pelas cristas papilares das extremidades digitais. A impressão digital é a mais estudada e utilizada para a identificação humana atualmente. Foi desenvolvida por Juan Vucetich Kovacevich, em 1891, na Argentina.

Em Mato Grosso, a papiloscopia existe há 98 anos com a criação do então Gabinete de Identificação e Estatística Criminal.

Os profissionais atuam na área de identificação civil e criminal. Fazem parte de algumas de suas atribuições, conforme a Lei 8.321, de 12 de maio de 2005: 

- o processamento da emissão do documento de identidade civil, de Atestados, Certidões e Informações civis e criminais, 
- a coleta das impressões das impressões digitais, sua classificação, pesquisa e arquivamento dos prontuários e documentações,
- o processamento de Identificação Criminal de pessoas presas ou detidas, 
- colher impressões digitais de cadáveres, classificando e catalogando-as em arquivo próprio; 
- prestar auxílio, através de suas atribuições, às Coordenadorias Gerais de Criminalística e de Medicina Legal, quando solicitados. 

Parabéns a todos os papiloscopistas da Politec!