Notícias

ATIVIDADE FÍSICA

Academia de ginástica da Politec melhora qualidade de vida dos servidores

05/07/2019 - 13:54
Assessoria - Politec/MT

 

A | A

Visando proporcionar a melhoria da qualidade de vida e das condições físicas dos servidores, a Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec) disponibiliza, de forma gratuita, academia de ginástica com diversos aparelhos e educadores físicos para o acompanhamento dos usuários.

O local está aberto de segunda a sexta feira no horário das 07h às 19h30, com a supervisão de quatro educadores físicos. Atualmente, o espaço conta com 53 alunos matriculados, sendo que 32 matrículas novas foram feitas no ano de 2019.

A finalidade do espaço é oferecer a melhoria da capacidade cardiorrespiratória, de força muscular, resistência e flexibilidade, proporcionando aos seus usuários uma vida mais saudável.

Os resultados esperados já apareceram para muitos servidores que utilizam a academia. Uma delas é a técnica de desenvolvimento econômico e social, Maria Martins, que a frequenta rigorosamente três vezes por semana. “Comecei a atividade física por indicação médica, com o objetivo de melhorar a saúde, reduzir o colesterol e triglicérides, e estou notando muitas melhorias principalmente na minha disposição, diminuição do cansaço e mais ânimo para realizar minhas atividades diárias em casa e no trabalho”, revelou. 

A estagiária Caroline Jordana Andrade se exercita diariamente na academia e em seis meses conseguiu eliminar cinco quilos por meio da musculação e atividade aeróbica. “Faço duas horas de academia. Desde que comecei cada mudança na balança e no corpo é um incentivo para continuar. Os exercícios aliados a reeducação alimentar me trouxeram não só a perda de peso, mas ganho de resistência física e disposição”, citou. 

Após dois meses de exercitando na academia, a papiloscopista Marynete Soares obteve resultados satisfatórios em sua saúde. “É uma sensação maravilhosa vestir aquela roupa que a gente ama e que não servia há muito tempo. Tem sido uma batalha travada contra a preguiça e desânimo. Gostaria de agradecer os professores da academia da Politec pelo incentivo, profissionalismo e acima de tudo pelo carinho que tem nos dedicado todos os dias”, agradeceu.

O acompanhamento é feito em uma ficha de treino individual elaborada pelos educadores físicos, conforme o objetivo e capacidade física de cada aluno. Os treinos são adaptados periodicamente de acordo com a evolução física de cada um.

A academia da Politec foi inaugurada em 2012, por meio de recurso de Convênio Federal da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp). 

O coordenador de Aplicação, Desenvolvimento, Saúde e Segurança (Sesp-MT), Eder Salvatera, afirma que as Academias de Ginástica e Musculação da Sesp são de grande importância para o Programa de Qualidade de Vida dos servidores civis e militares da Segurança Pública da capital e região metropolitana de Cuiabá, uma vez que os servidores podem praticar exercícios físicos com o acompanhamento de profissionais de Educação Física sem custos, melhorando assim o seu condicionamento físico e, consequentemente, o desempenho das suas atividades laborais.

As Academias estão presentes nas unidades da Polícia Militar (Comando Geral e Costa Verde), Polícia Judiciária Civil (Acadepol), Sesp (prédio central), Politec (prédio central), e Corpo de Bombeiros Militar (Verdão)

Elas estão ligadas à Coordenadoria de Aplicação, Desenvolvimento, Saúde e Segurança da Superintendência de Gestão de Pessoas da Sesp. 

“Faço o convite para que todos os servidores utilizem as Academias de Ginástica e Musculação da Sesp e Unidades. É uma prática acompanhada por profissionais especializados, que pode ser realizada antes do início do expediente, no intervalo para o almoço, no final do expediente ou em outros horários alternativos de acordo com o regime de trabalho. A prática regular de pelo menos uma hora de exercícios físicos pode prevenir doenças, promover a saúde e melhorar a qualidade de vida”, reforçou Salvaterra.

Como começar

Para iniciar na academia, o interessado precisa apresentar atestado de aptidão física fornecido pelo médico, cópia da carteira funcional e o preenchimento de um questionário de saúde no ato da matrícula. A academia pode ser utilizada pelos funcionários, servidores e estagiários da Politec e de demais órgãos desconcentrados da Secretaria de Estado de Segurança Pública.

Ginástica Laboral

Além do espaço físico, dois educadores físicos cedidos este ano do Sistema Socioeducativo realizam sessões de ginástica laboral semanalmente com pequenos grupos divididos pelos setores.

A ginástica laboral se baseia em alongamentos de diversas partes do corpo, como tronco, cabeça, membros superiores e membros inferiores.

“Nos exercícios executados durante a ginástica laboral desenvolvemos a aplicação de técnicas capazes de adaptar o servidor ao seu ambiente de trabalho, a fim de assegurar conforto, segurança e bem-estar ao funcionário”, disse a educadora física Sandra Caetano.