Notícias

SENASP

Cartilha prevê medidas para minimizar riscos de contaminação pelo coronavírus

14/04/2020 - 11:51
Assessoria | PJC-MT

O Ministério da Justiça e Segurança Pública, através da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) desenvolveu a Cartilha Medidas Preventivas dos Profissionais de Segurança Pública para Minimizar os Riscos de Contaminação pelo Coronavírus (Covid-19).

O material visa orientar sobre medidas preventivas para evitar a contaminação dos operadores de Segurança Pública durante o exercício de suas funções operacionais, bem como a disseminação do agente patogênico entre os familiares no ambiente doméstico, ao retornar da jornada de trabalho.

O novo coronavírus pode se espalhar no ar quando uma pessoa contaminada fala, tosse ou espirra, ou ainda se acumular sobre superfícies, contaminando pessoas que toquem aquele local e posteriormente levem a mão à boca, nariz ou olhos sem realizar a correta higienização.

Como a disseminação do vírus pode se dar de pessoa para pessoa através da contaminação por gotículas respiratórias ou contato, alguns estados brasileiros restringiram a circulação de pessoas nas ruas, interromperam as aulas das escolas e faculdades, cancelaram eventos públicos com aglomeração de pessoas, e proibiram as atividades comerciais de caráter não essencial.

Os operadores de Segurança Pública integram as classes profissionais em situação maior de exposição ao vírus, uma vez que podem ter contato com pessoas contaminadas, por vezes até assintomáticas. As medidas previstas na Cartilha são simples, porém eficazes e podem diminuir os riscos de contaminação do profissional e de seus familiares.

A higienização de uniformes e equipamentos, higienização de mãos e superfícies; distancia miníma entre pessoas; circulação de ar dentro de veículos; trabalho em escala para evitar aglomeração de pessoas, utilização de Equipamento de Proteção Individual EPIs; são algumas das medidas citadas na cartilha entre outros itens mais aprofundados.

Confira o conteúdo completo da Cartilha Medidas Preventivas dos Profissionais de Segurança Pública para Minimizar os Riscos de Contaminação pelo Coronavírus (Covid-19) aqui.