Notícias

CASO ISABELE RAMOS

Reprodução simulada analisa detalhes que resultaram em morte de adolescente

20/08/2020 - 09:24
A análise do material audiovisual e dos levantamentos constarão no laudo pericial, que poderá ser concluído nos próximos dez dias
Assessoria Politec-MT
Foto: Tchélo Figueiredo

Com duração de seis horas e quarenta minutos, a reprodução simulada dos fatos da morte da adolescente Isabele Guimarães Ramos, de 14 anos, foi concluída pela Perícia Oficial e Identificação Técnica e pela Polícia Judiciária Civil, pouco antes das 2h da manhã de quarta-feira (19), em uma residência do condomínio Alphaville I, em Cuiabá.

O exame tem o objetivo de esclarecer qualquer dúvida que ainda exista na investigação quanto às versões apresentadas. O exame pericial foi realizado por um perito oficial criminal da Gerência de Perícias de Mortes Violentas da Politec, com o apoio de três peritos oficiais criminais, uma servidora da Politec que representou a suposta atiradora, além de um técnico administrativo.

A análise do material audiovisual e dos levantamentos constarão no laudo pericial, que poderá ser concluído nos próximos dez dias. Durante a reprodução os peritos realizaram exames com o objetivo de responder aos 22 quesitos formulados pela autoridade requisitante, com o objetivo de identificar os pontos convergentes ou divergentes das declarações dos depoentes, confrontando-os quanto aos apontamentos dos laudos periciais.

Os peritos analisaram a reprodução da movimentação das pessoas antes, durante e após o disparo, posição inicial e repouso final da vítima, a posição da arma e do estojo após o disparo, dentre outros aspectos.

Para simular o momento do disparo os peritos realizam ainda a produção de quatro tiros em uma caixa de desaceleração de projétil de arma de fogo.

De acordo com a Polícia Civil, a partir da entrega do laudo, será realizada a análise do conjunto probatório que compõem o inquérito incluindo todos os laudos periciais produzidos (necropsia, local de crime, confronto balístico e reprodução simulada), depoimentos, relatórios de aparelhos de telefonia celular, relatório de vídeos e imagens, entre outros aspectos investigatórios. Quando então será feito o relatório de conclusão do inquérito policial, bem como do Auto de Apuração do Ato Infracional.