Notícias

IDENTIFICAÇÃO

Servidores do interior são capacitados para operar kit de biometria

11/11/2020 - 13:00
Equipamento garante maior celeridade no processo de solicitação do RG
Sarah Mendes - Politec

O Instituto de Identificação da Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec-MT) capacitou servidores dos postos do interior para operarem o kit de biometria utilizado no processo de identificação civil. O treinamento foi realizado entre os dias 3 e 6 de novembro, no prédio principal da instituição, na capital.

De acordo com o responsável pela capacitação, o papiloscopista Carlos Eduardo José da Silva, o objetivo do treinamento é capacitar os servidores para manuseio do novo equipamento, que irá garantir maior celeridade no processo de solicitação do RG. Os prontuários civis que antigamente demoravam até 9 dias para chegar a Cuiabá, agora serão enviados em menos de 24 horas.

“Além de eliminar os problemas relacionados ao papel que, quando molhavam, eram devolvidos para que pudessem ser refeitos, o novo equipamento também vai diminuir o número de erros em fotografias, impressões digitais e assinaturas”, explicou o papiloscopista.

Ao todo, participaram da capacitação servidores de 20 municípios:  Água Boa, Alto Garças, Barão de Melgaço, Brasnorte, Carlinda, Campo Novo do Parecis, Colíder, Matupá, Nova Bandeirante, Nova Lacerda, Nova Marilândia, Nova Olímpia, Novo Horizonte do Norte, Porto dos Gaúchos, Ribeirão Cascalheira, Santa Carmem, Sapezal, Tabaporã, Terra Nova do Norte e Tesouro.

Dos 121 postos de identificação presentes em Mato Grosso, 84 já operam com o kit de biometria, previsto em um Termo de Cooperação Técnica firmado entre as Prefeituras e a Secretaria de Estado de Segurança Pública (SESP-MT). Segundo Carlos Eduardo, os municípios que não adquirirem a nova tecnologia poderão perder seus postos.