Notícias

ESTRUTURAÇÃO

Projeto de construção da nova sede da Politec de Sinop é apresentado à população

01/09/2021 - 14:43
A proposta é a construção de uma sede moderna, que reúna todos os serviços prestados pela instituição que proporcione um ambiente confortável para os servidores e à população.
Tita Mara Teixeira | Politec-MT

A concepção arquitetônica do projeto de construção da nova sede da Coordenadoria Regional da Politec de Sinop (479 km ao Norte de Cuiabá) foi apresentada pelo diretor-geral da Politec, Rubens Sadao Okada, ao prefeito da cidade, Roberto Dorner, ao deputado estadual, Dilmar Dal Bosco, demais autoridades, imprensa, e representantes da sociedade civil organizada de Sinop, nesta terça-feira (31.08). A reunião ocorreu na sede da União das Entidades de Sinop (Unesin), que será uma das parceiras na viabilização do projeto, em conjunto com o Governo do Estado, poder Legislativo, Prefeitura de Sinop e o Conselho Comunitário de Segurança do município.

A proposta é a construção de uma sede moderna, que reúna todos os serviços prestados pela instituição (criminalística, identificação técnica, e medicina legal), e que proporcione um ambiente confortável para os servidores e à população. A nova unidade será situada no terreno ao lado na atual sede, localizada na Rua das Ipoméias, Setor Industrial Norte. O prédio atual foi edificado em 1982, e posteriormente, reformado e adaptado para instalação da Coordenadoria Regional da Politec.

O edifício da nova sede será construído em dois pavimentos, com área total de 1.798 m². A estrutura será em concreto pré-moldado, com fachada em concreto aparente e vidro, e cobertura em estrutura metalizada e telha termoacústica.

Durante a reunião, o diretor-geral Rubens Sadao Okada afirmou que após a finalização do projeto elaborado pela Politec será necessário elaborar os projetos executivos e complementares, além da planilha orçamentária para que o projeto seja licitado. A expectativa é que a licitação ocorra ainda este ano. A Assembleia Legislativa viabilizou a destinação de R$ 4 milhões para o início das obras, por intermédio de emenda parlamentar do deputado estadual Dilmar Dal Bosco.

“A nova sede da coordenadoria regional de Sinop é uma prioridade de toda a Politec. Precisamos melhorar urgentemente esta estrutura, pois ela não cuida só da cidade, mas de todo o entorno, de outras gerências regionais que nós temos em Alta Floresta, Guarantã, Sorriso e, futuramente, Nova Mutum. Ela é uma obra de extrema importância para o gerenciamento, inclusive, das outras unidades que são ligadas a ela”, pontuou o diretor.

Para o deputado estadual, Dilmar Dal Bosco, o projeto apresentado atende à necessidade do município e irá acompanhar o pleno desenvolvimento da cidade Sinop.

“Nós precisamos que o órgão público tenha qualidade de atendimento em uma cidade tão importante quanto Sinop. Quando se traz uma construção moderna, os colaboradores se sentem bem em atender. Temos que dar os parabéns ao dr. Okada que se preocupa com a qualidade da obra, que vai servir de referência para outras unidades da Politec no estado. Um projeto mais dinâmico, oferecendo qualidade, não só à população, mas aos funcionários públicos”, observou o deputado.

O prefeito Roberto Dorner aprovou o projeto apresentado durante a reunião, a garantiu o apoio necessário para a conclusão da obra. “A prefeitura assumiu prontamente este compromisso de construção da Politec em Sinop, que há muitos anos está sendo prometida. Agora a verba está vindo junto ao governo do estado, e nós temos que aproveitar o momento para licitar e concluir esta obra que a população tanto necessita. O projeto está maior que a necessidade do momento, porém ela está sendo feita com a visão futura para que daqui a 10, 15 anos para que acompanhe o crescimento da cidade”, pontuou o prefeito.

A reunião contou com presença da arquiteta da Politec, responsável pelo projeto, Sonia Ludovico, o diretor-geral adjunto da Politec, Emivan Batista de Oliveira e o diretor de Interiorização da Politec, Mairo Fabio Camargo.

Abrangência

A Coordenadoria Regional de Sinop atende 34 municípios, com um total de 146.005 habitantes e possui atualmente 66 servidores lotados na unidade, entre peritos oficiais criminais e médicos legistas, papiloscopistas, técnicos em necropsia, área meio e médicos legistas contratados.