Notícias

BALÍSTICA FORENSE

Politec recebe visita técnica de equipe da Senasp para tratar sobre plano de implementação do Sinab

03/12/2021 - 09:10
Assessoria/ Politec-MT

Peritos Criminais representantes da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) realizaram nesta quarta-feira (1º/12) uma visita técnica na Politec sobre a implementação do Sistema Nacional de Análise Balística (Sinab), e o resultado da prova de conceito do processo licitatório para a escolha do software de identificação balística automatizada, assim como o protocolo de operações do equipamento.

Na oportunidade, os representantes realizaram uma visita técnica na Perícia Oficial de Identificação Técnica (Politec) com o objetivo de conhecer os procedimentos operacionais, os sistemas de gerenciamento de laudos e requisições e a cadeia de custódia de vestígios de balística forense.

O projeto SINAB visa prover as unidades de Perícia Criminal dos Estados, do Distrito Federal e da União com equipamentos e sistemas específicos para Balística Forense. Dessa forma será possível realizar a digitalização, a inserção em banco de dados e o confronto automatizado dos elementos de munição (projéteis e estojos), provenientes de locais de crimes, vítimas de homicídios e armas apreendidas. Os bancos de dados das Unidades da Federação e da Polícia Federal formarão um Banco Nacional de Perfis Balísticos, permitindo o compartilhamento e comparação de dados em nível nacional.

Ontem (02.12), a equipe esteve reunida com o Secretário - Adjunto de Estado de Segurança Pública, Carlos George Davim e com os diretores da Politec, em continuidade à agenda.